Siga-nos no Twitter! Curta nossa fan page no Facebook!

08/02/2018 - 14:35:00
Mistos, Ex... Ramalhão e seus torcedores


Marcelo Alves Bellotti
Ramalhonautas


Nesta sexta-feira teremos mais um encontro entre Santo André e Corinthians, pelo Campeonato Paulista de Futebol. Estava refletindo sobre essa partida, em que provavelmente teremos o estádio municipal Bruno José Daniel lotado de Andreesnses, de ex-corinthianos, de torcedores mistos e de corinthianos.


Você que lê deve achar estranho, cada vez mais é difícil aceitar  a existência do torcedor misto. E o ex-corinthiano então, é muito discutido em redes sociais. Santo André é muito próximo de São Paulo, não tem uma mídia forte que acompanhe o clube ou os demais clubes do ABC, o que já tornaria difícil a formação de novos torcedores andreenses. Soma-se a isso a mídia, que não abre espaço para outros times que não sejam os quatro considerados grandes.


O fato é que com o tempo o clube do ABC adquire tradição entre os Andreenses. O time se mostra diferenciado, pois mesmo as vezes sem estrutura, jogadores se mostram sempre dispostos a retornar ao clube.


Com os torcedores, a mesma coisa! Os que uma vez vão assistir ao jogo, se sentem acolhidos pelo time e pelos torcedores. A torcida é diferenciada, trata das coisas do clube. Quando a prefeitura demoliu o estádio, os torcedores se organizaram e a reforma enfim saiu do papel.


Essa pode ser uma das maneiras de trazer os torcedores dos "grandes" para torcer para o Santo André. Temos até no grupo dos Ramalhonautas, ex-torcedores do próprio Corinthians, que se tornaram mistos e depois ex-corinthianos.


A simpatia pelo clube, morar ou ter identificação com a cidade são motivos para a mudança. Aos intolerantes, temos que dizer que com certeza existem ex- Corinthians, que por identificação, por amor a cidade, enfim... são ex-torcedores, que viraram mistos e após um tempo viraram torcedores exclusivos do Santo André.


Pode existir torcedores mistos? Claro... Pessoas identificadas com a sua cidade e que por qualquer razão, segue o clube grande da mídia.


E os ex-corinthianos? Claro!!! Ao entrar em contato com uma nova realidade, a pessoa se encanta com o clube, com o futebol, com a torcida...


O Santo André é um clube novo, que a cada dia que passa tem novos adeptos. Primeiro com mistos, depois como ex-torcedores.
O Santo André é mais que um clube, é uma paixão... É mais que futebol... Orgulho de ser Andreense.








 

Ramalhonautas - Balançando a Rede! O Site do Torcedor Ramalhino
®2004/2024 - Todos os Direitos Reservados