Siga-nos no Twitter! Curta nossa fan page no Facebook!

11/03/2010 - 18:51:33

SANTO ANDRÉ 4X0 INDEPENDIENTE - 11/03/1976

 

Postado por Ramalhonautas




Celso Motta corre para comemorar o primeiro gol do Santo André contra os ArgentinosO primeiro jogo inesquecível que iremos relembrar foi realizado em 11 de março de 1976, há exatos 34 anos. O jornal "Diário do Grande ABC" noticiava que seria disputada partida nesta data, no estádio do Parque Jaçatuba, contra o time do Independiente-ARG, que havia ganhado a Taça Libertadores da América por seis vezes.

A atração Internacional veio a Santo André por uma cota de 100 mil cruzeiros e o jogo foi acertado entre o presidente do Santo André, Acyr de Souza Lopes e o jornalista Orlando Duarte, que representava o time argentino.

O técnico Aurélio Bastos havia anunciado um dia antes do jogo que o time do Santo André seria cauteloso, porém o que se viu em campo foi o contrário. Jogando um futebol exuberante, o esquadrão ramalhino liquidou os argentinos por impiedosos 4 a 0.

Logo aos oito minutos, Fernandinho lançou Souza que passou a Tulica. O artilheiro tocou para Celso Motta que abriu o placar. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Robertão bateu uma falta no ângulo do goleiro Pogani: Santo André 2 a 0.

O segundo tempo começou com um ritmo mais lento e, aos 26 minutos Vicente chutou de fora da área e marcou o terceiro. O quarto gol foi marcado por Rômulo, após um cruzamento de Celso Motta.

No final do jogo, a torcida vibrou com os gols e a apresentação de gala do escrete ramalhino. O time argentino não acreditava no que acontecia. O Hexacampeão da Libertadores, sendo que era o atual tetracampeão consecutivo, foi derrotado pelo Campeão Paulista da Primeira Divisão (segundo nível) de 1975. O time argentino era imbatível em seu continente, mas no Bruno Daniel ou no Jaçatuba, o time imbatível era o Santo André.

Para confirmarmos essa visão reportada no texto do Diário do Grande ABC, procuramos o excelente volante Fernandinho, que jogou essa partida pelo Santo André. Fernando Luiz Campanholi, volante de primeiro nível, jogou no time do Santo André de 1974 a 1981 comentou os lances da partida.

RAMALHONAUTAS: Como o jogo foi marcado? Aproveitaram uma passagem do time argentino pelo Brasil?

FERNANDINHO: É , eles estavam fazendo uma excursão aqui pelo Brasil e como o Santo André nunca tinha feito uma partida internacional o Acyr de Souza Lopes aproveitou (não sei como, é difícil um time da segunda divisão conseguir um jogo com uma equipe tão importante como o Independiente da Argentina). Foi lá no Jaçatuba, nós fizemos um amistoso e foi muito legal! Ganhamos grande experiência ao jogar com uma equipe com jogadores talentosos, jogadores da seleção Argentina, tinha uns três ou quatro jogadores de seleção, foi legal... nós ganhamos o jogo e se não me engano foram quatro gols. A nossa equipe naquela época era muito boa e era difícil ganhar da gente aqui, no Bruno José Daniel, éramos quase imbatíveis.

RAMALHONAUTAS: Na foto desse jogo vimos uma camisa muito interessante, uma camisa branca escrita Santo André, sem brasão nem nada... era o time do Santo André ou era a seleção da cidade que tava jogando? (risos)

FERNANDINHO: Era o time do Santo André! É que o Acyr de Souza Lopes, naquela época, era um empresário, dono da São Justo... foi muito bacana porque ele pegou o time numa situação difícil e levantou o time, mudou o nome do clube, contratou o time de vôlei da cidade que tinha o Zé Roberto Guimarães, Brunoro... levou os juniores pro Japão, pagou todas as contas... às vezes ele treinava com a gente, dava até uma corridinha lá! (risos)... a camisa ele trouxe do Japão uma camisa bonita, diferente! escrito Santo André, num material até legal e tinha umas estrelinhas, parecia o do Cruzeiro... muito bonita a camisa!

RAMALHONAUTAS: E vocês jogaram só esse jogo com essa camisa?

FERNANDINHO: Não, jogamos vários jogos!

RAMALHONAUTAS: E por que o jogo foi no Jaçatuba* e não no Bruno?
(Nota: Estádio Distrital do Jaçatuba, inaugurado em 17/12/1975 no amistoso Santo André 0x0 Palmeiras)

FERNANDINHO: Não sei responder... por que tinha o Bruno José Daniel, podia ter sido lá, né?
(Nota: O Estádio Bruno José Daniel não foi utilizado devido às obras de construção da arquibancada)

RAMALHONAUTAS: Teve alguma dificuldade nesse jogo contra o Independiente?

FERNANDINHO: Na verdade o jogo foi quatro a zero, mas foi um jogo muito difícil, só que naquele dia nosso time tava muito bom né, e o Tulica também desequilibrava... e eles não esperavam que um time como o nosso ia ganhar tão fácil deles, assim naquele campo grande. Era bom o campo, surpreendeu a equipe deles e eles não esperavam um time tão forte assim, um time da segunda divisão.

Ficha Técnica

Santo André 4x0 Independiente-ARG
Amistoso Internacional
Data: 11/03/1976
Local: Estádio Distrital do Jaçatuba
Renda: 78 mil 320 cruzeiros
Arbitro: José de Assis Aragão
Gols: Celso Motta aos 8 do 1ºT, Robertão (falta) aos 44 do 1ºT, Vicente aos 26' do 2ºT e Rômolo aos 32' do 2ºT.

Santo André-BRA:
Ronaldo (Molina); Robertão, Rodolfo, Flávio (Tito) e Luis Augusto (Luizinho Maia); Fernandinho e Souza; Celso Motta, Vicente (Muró), Tulica e Rômolo (Luizinho Gaúcho).
Técnico: Aurélio Bastos

Independiente-ARG:
Pogani; Lensina, Armendari, Villaverde (Trossero) e Bertoni; Palomba, Saggiorato (Rodriguez) e Magallanes; Arroyo,
Perci Rojas (Sória) e Brites (Pavoni)
Técnico: Don Miguel

 






 

Ramalhonautas - Balançando a Rede! O Site do Torcedor Ramalhino
®2004/2024 - Todos os Direitos Reservados