Siga-nos no Twitter! Curta nossa fan page no Facebook!

02/04/2006 - 22:34:54

Ramalhão Na Série A2, Nunca Mais!

Claudio Medina Junior

Meu nome é Claudio, tenho 22 anos, e sou Deficiente Físico, Cadeirante! Confesso abertamente a vcs que, sou torcedor do Santos, desde que nasci... Mas, atualmente (03 de Março de 2005), o Ramalhão (clube que acompanho desde 1997, época de "vacas magras" do Clube...) está em primeiro plano no meu coração, até porque, as Glórias do Santos que eu vi, foram pela TV, de longe... E as do Santo André, foram no Estádio, ali, ao vivo (Eu, meu Pai e minha Cadeira de Rodas Motorizada, estamos presentes em quase todos os jogos do Ramalhão, lá no Brunão...) Inclusive, vou lhes contar uma dessas histórias de glória, que eu presenciei... Espero que vcs gostem!!

30 de Junho de 2001... Um dia que eu nunca vou esquecer em toda a minha vida!! Última Rodada do Campeonato Paulista da Série A2 daquele ano... O Jogo estava marcado pra um sábado, as 11 horas da manhã, no Estádio Bruno José Daniel... dia de Sol, porém, um calor bem agradável, clima perfeito pra partida...

O Confronto era entre Santo André E Ituano. Os dois times precisavam vencer pra conquistar o Acesso e, consequentemente, o Vice-Campeonato (o Campeão já estava definido. Se eu não me engano, era o Paulista de Jundiaí!! Se eu tiver errado, por favor, me corrijam, Galera...)!! Bom, quem perdesse aquele jogo, estaria eliminado... E, se empatasse, subiria um outro time (agora, não me lembro qual!), e os dois morreriam abraçados...

Na semana do jogo, dava pra perceber como seria aquilo... a Cidade toda estava praticamente envolvida com aquele jogo... Só se falava nisso nas esquinas, nos jornais e nas rádios locais... sem falar que a Cidade estava toda enfeitada, tinha faixas de incentivo ao Ramalhão, em vários postes, e também, faixas convocando a Torcida pra comparecer em massa, pra empurrar o E. C. Santo André... Convocação que foi muito bem aceita, pois no dia do jogo, o Brunão estava quase que completamente lotado, nossa, nunca vi o Estádio daquele jeito, que coisa linda, nunca vou me esquecer aquilo!! Eu e minha turma (meu pai, meu irmão e meu avô), ficamos na ponte que dá acesso pras numeradas, atrás do gol da esquerda, akele perto do vestiário do Santo André!! Além de nós, tinha mais uma galera ali conosco, inclusive alguns eram da Diretoria do Ramalhão...

Bem, a partida... Ah, a partida foi típica de um Clube chamado ESPORTE CLUBE SANTO ANDRÉ... Sofrimento ao extremo... Acho que se algum torcedor ali, tinha problema no coração, com certeza teve ataque... Jogo muito truncado no meio-campo, raras chances de gol pros dois times... Quando alguém conseguia chegar, a bola ía pra fora, ou os goleiros entravam em ação... Noventa minutos de jogo, e nada de gol... E o pior, é que o outro time lá do outro jogo, que também buscava conquistar o Acesso, estava vencendo... Ou seja, com o empate, Santo André e Ituano estavam "morrendo abraçados" no ABC!

Nossa, que tristeza... O "Sonho do Acesso" estava escapando das nossas mãos, descendo pelo ralo, que pesadelo errível... Eu, particularmente, não estava acreditando no que estava vendo, e não estava querendo aceitar aquilo... 45 minutos do segundo tempo... De acordo com o árbitro, ainda teríamos mais 3 de acréscimo... Me lembro que, aos 46 do segundo tempo, já desacreditado do jogo, encostei na muretinha, abaixei a cabeça e tive muita vontade de chorar... mas, consegui me conter!! Eu nem imaginava o que o destino estava reservando pra mim..... Bem, aí...

Foi quando de repente, uma bola "despretensiosa" é cruzada e atravessa toda a área do Goleiro do Ituano... Creio que, nada de muito grave iria acontecer naquele lance... Bem, isso se o zagueiro do time de Itu, não puxasse descaradamente, o atacante do Santo André pelas costas, e o derrubasse... Conclusão : O Glorioso Arbitro, o Senhor Paulo César de Oliveira marcou pênalti pro Ramalhão, aos 47 minutos do segundo tempo!! Nossa, que emoção... De uma hora pra outra, aquele sentimento de tristeza, transformou-se em dois, felicidade e dúvida... Felicidade porque nós teríamos uma chance de ouro de conseguir vencer aquela partida, e conquistar o tão sonhado Acesso... Dúvida porque, pênalti é fogo... Vai que erra, neh!! Deus me livre... Olha, sem exagero, desde o momento em que o juiz apitou e marcou o pênalti, até o momento em que a cobrança foi feita, acho que rezei uns 20 "Pai Nosso" seguidos... rs!

Ah, detalhe : Lembram que eu disse no começo, que eu estava atrás do gol, na ponte que dá acesso pras numeradas ?? Então... O Pênalti, iria ser cobrado justamente naquele gol, bem próximo de mim... Que emoção!! Quando o nosso Capitão, Adãozinho, pegou a bola e a botou na marca da cal, eu já estava com muito medo de acontecer o pior... Então, fechei os olhos, rezei novamente, e quando abri os olhos, estava ainda apreensivo, mas bem mais confiante!!

A tensão tomava conta do Estádio... Todos ali presentes, estavam muito apreensivos (eu então, nem se fala!)... Bem, era a hora da verdade... Lá foi o nosso Camisa 11 e Capitão, Adãozinho... Ele correu pra bola, bateu de pé direito... o goleiro caiu pro canto certo, tive até a leve impressão de que ele pegaria aquela bola... mas, GRAÇAS A DEUS, a bola entrou, no cantinho... Gooooooooool do Ramalhão!!!!! Enfim a explosão... O Estádio todo soltou o grito de Gol da garganta... Todos se abraçavam (abracei meu pai como nunca tinha abraçado na minha vida!), e se cumprimentavam, como se estivessem dizendo um pro outro : "Conseguimos, missão cumprida!!" Pôxa, mas também, convenhamos... Depois de anos seguidos na sofrida Série A-2, jogando no Interior, as vezes em situações até precárias, em estádios muito ruins, gramados impraticáveis... Seria um pecado e também um "castigo" muito grande, se nós não conseguíssemos o Acesso nesse jogo (Obs. : Eu e meu Pai fomos em quase todas as partidas que o Ramalhão fez em casa, no Campeonato daquele ano!)!!

Confesso que, um sentimento de alívio se derramou sobre mim... Foi como se eu tivesse tirado um peso enorme das minhas costas... Me senti o cara mais feliz do mundo naquele momento... Pôxa, depois de todo aquele sofrimento, olhar pras arquibancadas e numeradas, e ver o Estádio todo gritando e comemorando, foi uma emoção muito grande pra mim!! Só tive que agradecer a Deus, por ter me dado aquele belíssimo presente!!!!!

Eu diria que, a "Festa do Acesso" começou na hora do gol, e o apito final do juiz, foi só um detalhe!! Muitos torcedores invadiram o gramado do Brunão, pra comemorar aquela conquista, mais próximo dos jogadores... Eu e "minha turma" ficamos de longe, só vendo a festa de camarote!! Que festa maravilhosa... Garanto a vcs que, nunca vou me esquecer desse dia, pois, foi um dos dias mais felizes de toda a minha vida!!

Ah, só mais uma observação, Galera... Só pra vcs verem, como eu sou mesmo um torcedor assíduo do Ramalhão, mesmo com a minha Deficiência Física, neh... Naquela Final da "Copa Estado de SP 2003", contra o mesmo Ituano, eu e meu Pai (e, minha cadeira motorizada!) estávamos lá, no Brunão!! Se eu não me engano, aquele jogo foi 4 a 1 pro Ramalhão!!! Outra conquista que eu presenciei, foi o primeiro jogo da "Final da Copa do Brasil 2004", contra o Flamengo, no Parque Antartica, em SP... Aquele 2 a 2 foi só um "aperitivo" de amostra aos Cariocas, do que nós iríamos fazer na sequência, em pleno Estádio do Maracanã, diante de mais de 70 mil pessoas!!!

É ISSO AÍ, ESPORTE CLUBE SANTO ANDRÉ... CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, SEMPRE!!! DÁ-LHE RAMALHÃO!!

 

 






 

Ramalhonautas - Balançando a Rede! O Site do Torcedor Ramalhino
®2004/2024 - Todos os Direitos Reservados